Imagem de topo do site
Realizado por: logo sbct Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro - 2023




Local:
Inovateca - UFRJ

Endereço:
R. Aloísio Teixeira, 564 - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - RJ
CEP 21941-850 - Brasil


Local dos minicursos:
Bloco H, Centro de Tecnologia - UFRJ

Endereço:
Av. Horácio Macedo, 2030, Centro de Tecnologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - RJ
CEP 21941-450 - Brasil

ERAD-RJ no Instagram

Palestrantes Convidados


BRITO

Samuraí Brito

Itaú Unibanco

MELO

Maicon Melo Alves

Petrobras

TADEU

Antônio Tadeu

LNCC

ALVES

Fábio Alves

NVIDIA

HOUZEAUX

Guillaume Houzeaux

Barcelona Supercomputing Center

COSTA

Mônica Costa

Hewlett Packard Enterprise



ERAD - Fórum de Palestras



Palestrante: Guillaume Houzeaux
Título: High performance computing for multidomain and multiphysics couplings
Dia e Local: Quinta-feira, 22/6, Inovateca
Horário: 9h30-10h30
Resumo: Multiphysics problems encompass the intricate interplay of various physical phenomena, each governed by its own set of partial differential equations. These distinct physics domains can either be disjoint or overlap within the overall domain of interest. Partitioned methods come into play by tackling the individual physics separately, gradually converging towards the monolithic solution through iterative processes. However, partitioned methods suffer from the inclusion of an additional iterative loop, which can be implemented in a parallel manner akin to Jacobi, or in a sequential fashion like Gauss-Seidel. While the latter method possesses inferior algorithmic properties, it optimizes computational resources more effectively. To comprehensively evaluate the performance of these coupling techniques, we explore two examples involving both disjoint and overlapping computational domains.

To enhance the computational efficiency of the Gauss-Seidel method, we propose the incorporation of an overloading strategy, alongside an MPI barrier utilizing the DLB library. This innovative approach significantly improves the parallel efficiency of the Gauss-Seidel method, bringing it closer to the performance level of the Jacobi method. Our methodology revolves around simple performance models and aims to validate the effectiveness of the proposed approach in solving Multiphysics problems.



Palestrante: Antônio Tadeu
Título: Desenvolvimento de software científico: uma perspectiva de supercomputação
Dia e Local: Quinta-feira, 22/6, Inovateca
Horário: 14h-15h
Resumo: Nesta palestra tento responder a 5 perguntas que afligem o desenvolvedor de aplicações técnico-científicas, quando o mesmo se depara com a tarefa de "programar um supercomputador": O que se programa em um supercomputador? Onde se escrevem programas para um supercomputador? Quando se deve (e não se deve!) programar um supercomputador? Por que alguém programa um supercomputador? Como se programa (e não se programa!) um supercomputador? O intuito dessas perguntas é expor a audiência às diferentes inquietudes que afligem esse desenvolvedor e que são (ou deveriam ser!) tão importantes quanto paralelizar ou otimizar um código.



Palestrante: Mônica Costa
Título: HPE LEADERSHIP SUPERCOMPUTING
Dia e Local: Quinta-feira, 22/6, Inovateca
Horário: 15h30-16h30
Resumo: Vamos abordar a liderança mundial da HPE em Computação de Alto Desempenho, apresentando o Supercomputador FRONTIER HPE CRAY EX que se mantem na posição no. 1 do Top500 List (June 2023), entre outros Supercomputadores HPE CRAY EX que também integram a lista do Top500, apresentando a diversidade de arquitetura (CPUs e Aceleradores) e infraestrutura disponíveis na linha de Supercomputadores HPE Cray que utilizam interconexão Cray Slingshot.

Vamos apresentar também as demais soluções HPE para Computação de Alto Desempenho e AI.



Palestrante: Fábio Alves
Título: Plataformas de desenvolvimento NVIDIA de HPC e IA para Ensino Superior e Pesquisa
Dia e Local: Sexta-feira, 23/6, Inovateca
Horário: 9h30-10h30
Resumo: Fabio Alves é gerente para o mercado de Ensino Superior e Pesquisa na NVIDIA para a América Latina e vai apresentar uma visão geral das plataformas NVIDIA para ensino superior e pesquisa nas áreas de computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial.

  • NVIDIA Chips, Acceleration Libraries, Platforms and AI Application Frameworks
  • Workloads of Modern Supercomputer
  • HPC Enabling Scientific and industrial achievements
  • Programming the NVIDIA Platform
  • NVIDIA Developer and NGC
  • Scientific Visualization




Palestrante: Maicon Melo Alves
Título: Supercomputador Tatu: Inteligência Artificial aplicada à exploração de petróleo e gás.
Dia e Local: Sexta-feira, 23/6, Inovateca
Horário: 11h-12h
Resumo: Não é novidade que a Petrobras vem figurando nos últimos anos no Top500 com os maiores supercomputadores da América Latina. Esses supercomputadores, como o Pégaso e Dragão, são usados para realizar tarefas de processamento sísmico, que é uma das atividades de exploração que mais exigem poder computacional. Mas nesse ano, a empresa colocou em produção o Tatu, o primeiro supercomputador projetado especialmente para executar workloads de Inteligência Artificial voltados à exploração de hidrocarbonetos. Mas o que o Tatu tem de especial? Que tipo de técnica de Inteligência Artificial é usada nessa área? Quais são as perspectivas para a tríade IA x HPC x Geociências? São algumas das perguntas que irei responder nesse bate papo sobre o Tatu, o mais novo orgulho da Petrobras e do povo brasileiro.



Palestrante: Samuraí Brito
Título: Aplicações da computação quântica em problemas comercialmente relevantes
Dia e Local: Sexta-feira, 23/6, Inovateca
Horário: 13h30-14h30
Resumo: O que é computação quântica e qual seu potencial de aplicação para problemas comercialmente relevantes? Como está o desenvolvimento da computação quântica no mundo e como as empresas têm investido nessa tecnologia. Nessa palestra, traremos um panorama geral do status de desenvolvimento da tecnologia e seu impacto para a indústria.

Realização Organização e Execução Patrocínio
SBC ufrj    cefet   uerj     rural     lncc   DELLNVIDIA HPE